NAÇÃO NOVA CRUZ - O POVO TEM VEZ E VOZ. TODOS OS SÁBADOS NA RADIO AGRESTE FM 107,5 MHz.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ATENÇÃO PARA A ÚLTIMA CHAMADA!

A Comissão "FICA UERN" convoca Reunião EXTRAORDINÁRIA para definições de estrategias para o fortalecimento da LUTA pelo CAMPUS da UERN em Nova Cruz/rN.
Quando? amanhã (sábado).
Onde? Escola MODELO - Nova Cruz/Rn.
Que horas? 9 horas da manhã.
Assunto?  Estruturação do I DEBATE em prol da UERN, Relatório da verdadeira situação do Núcleo da UERN de Nova Cruz/RN, Viagem a Natal (audiências), entre outros assuntos.
Participe!

Jacaré Parado Vira Bolsa de Madame!

"O sonho é realidade, realizá-lo será a nossa meta!". Eduardo Vasconcelos

DEU NO BLOG DO PROFESSOR JOÃO MARIA... INCRIVEL



Os novacruzenses se depararam na manhã desta quinta-feira (29) com uma notícia publicada no Diário Oficial do Estado do RN, digamos que, pelo menos estarrecedora.

No dia 02/ 09 foi aberto um processo de licitação para contratação de empresa especializada em realizar curso pré-vestibular:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA CRUZ - AVISO DE LICITAÇÃO

O Pregoeiro do Município de Nova Cruz/RN, no uso de suas atribuições legais, torna publico que se encontra aberta a licitação a seguir:-Processo 019/2011 – modalidade Pregão – forma: Presencial – Objeto: contratação de empresa especializada na prestação de serviços de aulas pré-vestibulares destinados a alunos carentes da rede municipal de ensino que desejam ingressar no nível superior – abertura: 21/09/2011, as 10:00 horas – O edital poderá ser adquirido no prédio anexo da Prefeitura Municipal de Nova Cruz (vizinho a Caixa Econômica Federal) situado à Rua Felipe Pegado Cortês, nº 51 - Centro, Nova Cruz/RN - CEP 59.215-000, das 08:00 as 12:00 horas, de segunda a sexta-feira. 01/09/2011.
Gilberto de Morais Targino Filho, Pregoeiro.

Diário Oficial do Estado:

Nesta quinta-feira saiu o resultado da empresa vencedora:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA CRUZEXTRATO

O Pregoeiro do Município de Nova Cruz/RN, no uso de suas atribuições legais, torna publico que: Processo 019/2011 – modalidade Pregão – 04.569.903/0001-49 - SIDNEY SOARES DA SILVA – ME, vencedora em todos os itens, valor de R$ 55.800,00 (cinqüenta e cinco mil e oitocentos reais) – 28/09/2011.
Gilberto de Morais Targino Filho, Pregoeiro.

DO BLOG:

Num município em que professor da rede municipal durante 2 anos e 9 meses da gestão Flávio Azevedo não acumulou 5% da aumento em seus vencimentos vai desembolsar R$ 55.800,00 (cinquenta e cinco mil e oitocentos reais) para aulas preparatórias para um vestibular.

Digamos que vai ter quem diga - Há está investindo no futuro de jovens - Seria até nobre se as situações seguintes tivessem respostas positivas e esclarecedoras.

1 - Quando recebe um professor? E quantos anos de sua vida teriam que trabalhar para receber todo esse dinheiro?

2 - Como está  a qualidade da merenda escolar nas escolas do município?

3 - E a  qualidade de educação básica (Infantil e fundamental)  de Nova Cruz?

4 - De onde virão esses recursos? Do Fundeb?

Com as respostas os agentes que convivem dia-a-dia nesse contexto: Professores, Funcionários, País, Conselho Tutelar e toda comunidade.

Devemos lembrar que o município de Nova Cruz sequer tem escolas com Ensino Médio por não fazer parte de sua responsabilidade. Veja o que diz a Constituição Federal sobre as responsabilidades dos setores públicos com a educação:

ART. 211:
§ 1º A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

§ 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

§ 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.

§ 4º Na organização de seus sistemas de ensino, os Estados e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório."

É preciso que os senhores nobres vereadores tomem conhecimento desse caso e procurem explicações e justificativas do executivo para esse investimento. Quem sabe também levar ao conhecimento do Mistério Público para as devidas averiguações uma vez que na Receita Federal consta os  dados do estabelecimento contratado como sendo uma escola particular do nosso município que atende ensino fundamental e médio e o edital de licitação diz empresa especializada em aulas para pré-vestibulares. Para verificar no site da receita. www.receita.fazenda.gov.br
Não é possível ficarmos inertes e estagnados em situações como esta.
Postado por João Maria de Oliveira 

MEMBRO DA COMISSÃO FICA UERN CONCEDE ENTREVISTA A RÁDIO AGRESTE FM

Eduardo Vasconcelos nos estúdios da Rádio Agreste FM - 30/09/2011
Hoje pela manhã o bloguista, radialista e membro da Comissão Fica UERN, concedeu entrevista a Rádio Agreste FM no Programa de ROBSON GOMES com relação a reunião extraordinária que ocorrerá amanhã (01), as 9h na Escola Modelo de Nova Cruz/RN.

Falou também do I DEBATE em Prol da UERN, Relatório da verdadeira situação do Núcleo da UERN de Nova Cruz, audiências que terão em Natal próxima semana com representantes da Assembléia Legislativa do RN, Conselho Estadual de Educação - CEE/RN, UERN - Campus de Natal, entre outros.

Eduardo aproveitou para conclamar toda a sociedade agresteira e em especial NOVA CRUZ para se engajarem nesta luta em prol do Campus!

Reunião EXTRAORDINÁRIA:
Quando? 01 de outubro (sábado)
Onde? Escola MODELO
Que horas? 9 horas

COMISSÃO FICA UERN NA LUTA PELO CAMPUS!

Próximo sábado (01) a Comissão FICA UERN estará se reunindo as 9h na Escola MODELO de Nova Cruz/RN para discutirem as estruturas do I DEBATE EM PROL DA UEERN, que será realizado dia 19 de outubro no auditório do IFRN de Nova Cruz/RN, Relatório da Verdadeira Situação do Núcleo da UERN, Viagem a Natal, entre outros encaminhamentos.

A comissão luta em prol das melhorias do núcleo que segundo eles a prefeitura não vem cumprindo com o que está no convênio e por isso a solução é o CAMPUS AVANÇADO!  Para que a UERN não fique refém de gestores municipais descomprometidos com a causa.

"A participação de todos se faz necessários para o fortalecimento das idéias e dos sonhos que se tornarão realidade!" Concluiu Eduardo Vasconcelos, membro da comissão.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROGRAMA NAÇÃO NOVA CRUZ REPERCUTIRÁ CONVENÇÃO DO PSB PROGRAMA NAÇÃO NOVACRUZ – repercutirá a grande convenção do PSB e PMN e o lançamento da pré candidatura de Cid Arruda à Prefeitura.


O programa Nação Nova Cruz deste sábado, 01de Outubro, na Rádio Serrana de Araruna, a partir do meio dia, estará repercutindo os discursos das lideranças que falaram na Convenção do PSB e do PMN que lançaram a pré candidatura de Cid à Prefeitura de Nova Cruz.

“Será uma oportunidade para que os novacruzenses que não puderam ir para a Convenção ou que moram em outras cidades, possam ouvir o que disseram as várias lideranças na Convenção.”

Praticamente todos os discursos da Convenção serão ouvidos pelos novacruzenses no programa Nação Nova Cruz. Todos poderão sentir o clima de luta e de mudança que é transmitida pelas palavras das pessoas que falaram na convenção. Também da indignação destas com a atual situação de caos administrativo que vive Nova Cruz na atual administração, contrastando com o desenvolvimento vivido pelo povo novacruzense nos 8 anos de administração de Cid Arruda. 

Portanto, não deixem de ouvir o programa NAÇÃO NOVA CRUZ, com Claudio Lima, Eduardo Vasconcelos, Lenilson Cunha e Cid Arruda, neste sábado, 01 de Outubro, a partir do meio dia. Para ouvir sintonize em AM o canal: 590 KHz.

DIA 04 DE OUTUBRO: ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE NOVA CRUZ/RN

Próximo dia 04 de outubro (terça-feira), será realizada as eleições do Conselho Tutelar de NOVA CRUZ/RN, as votações serão ocorridas nas dependências da Escola Municipal NESTOR MARINHO, das 8 as 17h.  O eleitor deverá levar o titulo e identidade.
Estarão concorrendo as 05 vagas, 07 candidatos, que são eles:

ANTONIA DA SILVA RAIMUDO
GRECIA MARIA VIEIRA
JEANE XAVIER DA COSTA
IVANILDA LAURENTINO DA COSTA
VAGNO LUIZ DA SILVA
VALMIR BERNARDINO DE OLIVEIRA JUNIOR
ZENAIDE DA COSTA DOGE

É importante que os eleitores antes de votar procurem conhecer melhor os candidatos, saber as propostas dos mesmos, seus serviços prestados voltados para a criança e o adolescente.  Lembrar não custa NADA!  "Voto Não Tem Preço!  Tem Consequência!

CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE


Sete membros indicados pela presidenta, Dilma Rousseff, entre brasileiros de reconhecida idoneidade e conduta ética participaram da Comissão
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei do Poder Executivo, que cria a Comissão Nacional da Verdade, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República. A comissão tem como objetivo esclarecer os casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1998, o que inclui o período da ditadura militar. O parecer aprovado pelos deputados foi apresentado pelo relator, deputado Edinho Araújo (PMDB-SP). O projeto segue agora à apreciação do Senado Federal.
Inicialmente, o relator havia recomendado a aprovação do texto original do governo, mas em virtude das negociações, ele acatou emenda para melhorar o texto e também viabilizar sua aprovação. Segundo Edinho Araújo, a criação da comissão é uma reivindicação histórica da sociedade . “A exemplo de comissões criadas em outros países, essa é uma iniciativa para a reconciliação nacional”.
Para viabilizar a votação, compareceram à Câmara os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, entre outras autoridades do governo envolvidas na questão. O governo teve que ceder em alguns pontos e acatou emendas do DEM e do PSDB. A emenda do DEM trata de critérios sobre a escolha dos membros da comissão.
A emenda estabelece que não poderão participar da comissão: pessoas que exerçam cargos executivos em agremiação partidária, com exceção daqueles de natureza honorária; não tenham condições de atuar com imparcialidade no exercício das competências da comissão e estejam no exercício de cargo em comissão ou função de confiança em quaisquer esferas do Poder Público.
A emenda do PSDB acatada nas negociações estabelece que qualquer pessoa citada pela comissão ou que queiram esclarecer algum fato pode solicitar ao colegiado para ir prestar esclarecimentos.
O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que atuou de forma intensa nas negociações para a aprovação da Comissão da Verdade, disse que o objetivo foi produzir um texto que garantisse o conteúdo da comissão, que “é esclarecer os fatos e, após os esclarecimentos desses fatos, não terá nenhuma perseguição e nenhum desdobramento judicial. O intuito é do esclarecimento”, disse.
A Comissão Nacional da Verdade será composta de sete membros indicados pela presidenta da República, Dilma Rousseff, entre brasileiros de reconhecida idoneidade e conduta ética, identificados com a defesa da democracia e institucionalidade constitucional, bem como com o respeito aos direitos humanos. Os membros da comissão serão designados com mandato de duração até o término dos trabalhos da comissão, a qual será considerada extinta após a publicação do relatório final.
Nas votações dos destaques, os deputados aprovaram dispositivo do PPS, que determina o envio de todo o acervo apurado ao Arquivo Nacional. Os deputados rejeitaram destaque apresentado pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que proibia a denúncia criminal ou aplicação de sanção punitiva de qualquer tipo aos militares que se recusarem a colaborar com a Comissão da Verdade.
Agência Brasil

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AGÊNCIA DO SENADO - SÓ PARA RADIALISTAS!


veja o texto para radialistas
LOC: UM PROJETO QUE ESTÁ PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GARANTE UMA SÉRIE DE DIREITOS PARA QUEM FAZ COMPRAS POR TELEFONE E PELA INTERNET. 

LOC: NA DISCUSSÃO DA PROPOSTA, NESTA QUARTA-FEIRA, OS SENADORES DESTACARAM QUE O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO IMPÕE A NECESSIDADE DE UMA ATUALIZAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Se virar lei o projeto apresentado pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, o consumidor só poderá receber ofertas de produtos por telefone e pela internet caso dê autorização expressa para isso. Sites de vendas deverão informar na página o prazo de entrega e de devolução do produto, número de telefone para reclamações e endereço físico do provedor; e haverá garantia de prazo de sete dias para a desistência do contrato a contar da data do recebimento do produto ou se a mercadoria não chegar às mãos do comprador. Para os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia, a CCT, esses e outros direitos devem ser incluídos no Código de Defesa do Consumidor, aprovado pelo Congresso em setembro de 1990. Eles destacaram que o principal site de comércio eletrônico no Brasil registra uma venda a cada 15 segundos, e o setor cresceu 40 por cento no ano passado, movimentando 15 bilhões de reais em 2010. Diante desse quadro, a relatora do projeto, senadora Angela Portela, do PT de Roraima, disse que é preciso adaptar o código aos novos tempos. (ANGELA PORTELA) Esse comércio cresceu no Brasil imensamente, cresceu absurdamente, e nós precisamos regulamentar o Código de Defesa do Consumidor para proteger este consumidor, que é o mais frágil nessa relação de produção e consumo.
(REPÓRTER) A regulamentação do comércio eletrônico é um dos eixos da atualização do Código de Defesa do Consumidor, em estudo por uma comissão de juristas. As propostas deverão ser entregues em outubro ao presidente do Senado, José Sarney.
Fonte: Adriano Faria.Agência do Senado.

SUPLÊNCIA DE SENADOR E REFERENDO SOBRE MUDANÇAS ELEITORAIS DESPERTAM DEBATES



Propostas de mudanças no instituto da suplência de senador e de exigência de referendo popular para autorizar alterações no sistema eleitoral provocaram debates, nesta quarta-feira (28), no Plenário do Senado. As manifestações ocorreram durante a segunda sessão de discussão, em primeiro turno, de três propostas de emenda à Constituição (PECs 37,38 e 42, de 2011) relativas à reforma política e da PEC 63/11, que reabre, até 31 de dezembro de 2012, o prazo para estados e municípios aderirem ao regime de pagamento de precatórios criado pelo artigo 97 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
O primeiro assunto é tema da PEC 37/11, que reduz de dois para um o número de suplentes de senador e proíbe a eleição de suplente que seja cônjuge, parente consanguíneo ou afim do titular, até o segundo grau ou por adoção. Quem abriu essa discussão foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que já chegou a apresentar duas propostas legislativas para submeter o suplente de senador à aprovação do eleitorado.
- Daí haveria legitimidade completa daquele escolhido para representar o estado no Senado uma vez afastado o titular por falecimento, doença, nomeação para cargo de ministro ou eleição para outro cargo no curso do mandato - comentou Suplicy.
De qualquer modo, o representante de São Paulo considerou um avanço a PEC 37/11 reduzir o número de suplentes e determinar a eleição de novo senador no pleito seguinte à vacância do cargo.
O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) ressaltou a importância de medida contida na PEC que impede a indicação de parente até segundo grau ou por adoção para compor a chapa ao Senado como suplente. Mas defendeu proposta similar de sua autoria, ainda em tramitação, que alteraria esse quadro "de forma mais radical", respeitando, contudo, a decisão do eleitorado.
Referendo
Em seguida, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também elogiou, com reservas, a PEC 42/11, que submete a aprovação prévia por referendo popular de qualquer alteração no sistema eleitoral.
Apesar de reconhecer o mérito da ampliação dos instrumentos de participação popular, Rollemberg avaliou essa medida como "insuficiente". E defendeu PEC de sua autoria, "mais adequada e abrangente", como observou, que submete a análise prévia da população qualquer proposta de reforma política.
As outras matérias que passaram pelo segundo dia de discussão na sessão extraordinária desta quarta-feira foram a PEC 38/11, que altera as datas de posse de presidente da República, governador e prefeito e estabelece a realização conjunta de eleições federais, estaduais e municipais a partir de 2018; e a PEC 63/11, que reabre prazo, até 31 de dezembro de 2012, para estados e municípios aderirem ao regime especial de pagamento de precatórios.
Essas quatro PECs voltam ao Plenário do Senado, nesta quinta-feira (29), para passar pela terceira sessão de discussão em primeiro turno. As duas últimas sessões de discussão deste turno, que será encerrado com a votação das propostas, estão marcadas para as próximas terça (4) e quarta-feira (5).
Fonte: Agência do Senado/Simone Franco

NÚCLEO DA UERN: REELEMBRANDO UM POUCO DA HISTÓRIA E DA LUTA!


AUDIÊNCIA PÚBLICA EM DEFESA DA UERN









Seguências das fotos: de cima para baixo: Eduardo Vasconcelos-CPC/RN e ANE/RN, Dr. Cid Arruda Câmara, Juiz, Dr. Ricardo Faria, Protesto dos Estudantes e última Passeata Rumo a Câmara dos Vereadores de Nova Cruz/RN.




Na última quinta-feira (16) , a Câmara dos Vereadores de Nova Cruz/Rn, promoveu uma Audiência Pública para discutir e debater o caso UERN x Prefeitura, após a não publicação do edital do vestibular de 2011, onde não constava a realização do vestibular para o Curso de Direito, o que sofreu uma reação da sociedade em geral, só que a prefeitura de Nova Cruz, disse que a culpa era da UERN e a UERN disse que a culpa era da prefeitura, pois segundo a UERN a prefeitura não vinha cumprindo com o CONVÊNIO, ou seja, não vinha dando a infraestrutura necessária para o funcionamento do curso. Preferimos ficar com a posição da UERN, por entender que a UERN é uma instituição que a mais de 40 anos vem formando jovens e é reconhecida nacionalmente como uma das melhores do Rio Grande do Norte , também conversamos com a Chefe de Gabinete da Reitoria, profª Francisca Glaudionora da Silva, que nos garantiu a transparência, completou: " Há seis (06) meses que tantamos um contato com a prefeitura e não obtivemos resposta, inclusive o próprio reitor ligou do seu próprio celular para o prefeito e não obteve resposta.", concluiu. A audiência foi bastante participativa, a mesa foi composta pelos vereadores Antonio Gomes (presidente), Nia de Pedro Salú, Fernando Bezerra, Beto Martins, Gelson Vitor, Manga Rosa e Dinho, além do Juiz de Direito Civil, dr. Ricardo Farias, Dr. Cid Arruda Câmara, Professora Cilene, secretária municipal de educação do municipio, prof. Francinaldo Matias, coordenador do Núcleo da UERN, estudantes, Carlos Eduardo (ciências da computação da UERN), Vanderson, estudante do curso de direito da UERN, Sidney Soares, representado a Comissão FICA UERN, profª Nevinha (3ª DIRED), profª Ana, representando a UERN, entre outros. Destaque na audiência foi as participações do Juiz, dr. Ricardo Farias, onde o mesmo entregou documento, juntamente com o Ministério Público, propondo parceria com a UERN para que os estudantes do curso de direito possam estagiar na estrutura da 12º Comarca de Nova Cruz/RN, depois a proposta de Dr. Cid Arruda, que propõs a UERN para que a reitoria enviasse a Assembléia Legislativa um projeto de lei, transformando o núcleo de Nova Cruz em Campus Avançado e por último, Sidney Soares, representando a Comissão FICA UERN, que leu o convênio, tornando público o teor da parceria entre UERN e Prefeitura Municipal de Nova Cruz. Houve também denúncias por parte dos estudantes, Carlos Eduardo, estudante da Ciências da Computação, onde ele falou que dos 11 (onze) computadores, só 03 (três) estão em funcionamento e Vanderson, estudante do Curso de Direito, falou que a biblioteca só dispõe de 03 (três) livros para 10 (dez) alunos, ou seja, se passarem um trabalho para os 10 estudantes, sete ficarão sem os livros, é mole? Pela parte da platéia, o presidente do CPC/RN, Eduardo Vasconcelos, simplificou: " A confusão se deu pela quebra de cumpromisso por parte do senhor prefeito, Flávio Azevedo, concluiu. Fanalizado a audiência a expectativa se volta agora para a reunião que o Reitor, prof. Milton Marques vai ter primeiro com a Comissão FICA UERN e em seguida com o senhor prefeito de pé no chão! Vamos aguardar, agora lembrando que a sociedade está de olho! e vamos á luta!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COMISSÃO "FICA UERN"

A SOCIEDADE NOVACRUZENSE E AGRESTEIRA DEVE E PODE APOIAR A LUTA DOS ESTUDANTES DA UERN!

MEMBROS DA Comissão FICA UERN em audiência com o Dr. ADILSON GURGEL-vice-presidente do CEE/RN e representante do OAB-RN no CEE/RN.
Próximo sábado (01/10) a Comissão "Fica UERN" realizará Reunião Extraordinária na Escola MODELO/Nova Cruz as 9h.

Assunto:  Situação Emergencial da UERN, viagem a Natal, I DEBATE e outros encaminhamentos.
É preciso que todos participem!

A situação da UERN em Nova Cruz a cada dia fica mais difícil, falta tudo, ou quase tudo!  É preciso que a comissão e os estudantes tomem atitudes para a viabilidade do núcleo, caso contrário...

Mantivemos contatos por telefone com o reitor, Milton Marques de Medeiros, quanto a falta da internet e o mesmo ficou de manter contatos com o campus em Natal através do seu gabinete para acompanhar as reclamações ora citadas.

Apesar de todas as dificuldades é bom lembrar que os esforços dos estudantes, em especial o curso de DIREITO (1ª turma), que em sua grande maioria fez a prova da ORDEM e muitos passaram, levou a reitoria a adiar a extinção do curso, parabéns ao esforço físico e mental, ferramentas necessárias para a aprovação.
Portanto estejam todos presentes a Reunião Extraordinária!

Até sábado!

NOSSA FORÇA ESTÁ NA ORGANIZAÇÃO!  A UERN SOMOS NÓS NOSSA FORÇA NOSSA VOZ!  JACARÉ PARADO VIRA BOLSA DE MADAME!

NÚCLEO DA UERN DE NOVA CRUZ-RN: UM ABSURDO!-PARTE II

Segundo A ANE-RN, ainda a pouco recebeu uma mensagem via celular de um estudante, denúnciando que a INTERNET está cortada, será?  Vamos procurar saber!  Mas se isso tiver sentido é um ABSURDO! 

Essa situação vem se confirmar o que desde do inicio do ano que a Comissão FICA UERN vem denunciando, ou seja, uma verdadeira falta de consideração para com os estudantes que estudam no núcleo por parte da prefeitura!

Atenção DIREÇÃO GERAL DA UERN, ALÔ REITORIA DA UERN, tomem uma PROVIDÊNCIA!

DEBATE JÁ, ESTUDANTES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!

COMISSÃO DAS ELEIÇÕES DO CONSELHO MUDAM PROPAGANDA?

Ainda pouco por telefone a candidata ao Conselho Tutelar de Nova Cruz, Jeane Xavier nos informou que a Comissão Eleitoral "proibiu"  a propaganda pela internet?  Uma ferramenta a favor da democracia que leva a proposta dos candidatos, o porque das mudanças constantes?

Vamos procurar saber direito e voltaremos nos comunicar, mas desde já achamos um ABSURDO!

Por isso tivemos que tirar a matéria sobre as eleições, pedimos aos nosso leitores desculpas, mas é a "DEMOCRACIA"!.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ANTES DO INICIO DA 2ª EDIÇÃO DO PROGRAMA EM ARARUNA ENCONTRAMOS UMA ARARA!

 Eduardo Vasconcelos com o Dr. CID ARRUDA AO LADO DA ARARA AZUL!
 Lenilson Cunha e Cid, foto histórica!
Dr. CID ARRUDA JÁ NO PROGRAMA "NAÇÃO NOVA CRUZ" 2ª EDIÇÃO.
Quando chegamos a cidade de Araruna-PB para a 2ª edição do Programa "Nação Nova Cruz", eu (Eduardo), Lenilson Cunha e o D. Cid Arruda resolvemos dá um passeio pela cidade, pois a mesma estava em ritmo de festa: A Festa de Inverno!

Bastou andarmos algumas ruas nos deparamos com uma GRANDE ARARA!, calma!  Era apenas uma das decorações da Festa do Inverno!  Aproveitamos e registramos o momento.

Araruna uma cidade linda, gente pacata e muito organizada e digas-se de passagem, muitoooo limpaaa!
Dr. Cid ainda reencontrou membros de sua família e amigos, por parte da saudosa senhora JOANITA ARRUDA CÂMARA natural de Araruna-PB.

Após conhecermos também a Igreja Matriz fomos para a Rádio Serrana apresentar o Programa NAÇÃO NOVA CRUZ.

ESTUDANTES SERÃO DEPUTADOS POR UMA SEMANA


Parlamento Jovem reúne 77 alunos do ensino médio de todo o País para uma jornada parlamentar em Brasília
Estudantes serão deputados por uma semana
Entre segunda (26) e sexta-feira (30) os dias 26 e 30 de setembro, 77 estudantes de escolas públicas e privadas de todos os estados do país vão vivenciar na prática o processo democrático através da experiência de uma jornada parlamentar em Brasília.

Os participantes foram selecionados por assessores legislativos da Câmara a partir de quase mil projetos enviados às secretarias estaduais de educação. Jovens de 16 a 22 anos
 matriculados no 2º e 3º anos de instituições de ensino médio puderam participar.

Projetos na área de Educação foram o destaque, com mais de metade das propostas, em 
meio a temas como economia, saúde, segurança pública, meio ambiente, esporte, cultura e outros. As proposições sugerem desde a inclusão de disciplinas nas grades curriculares das escolas públicas à adoção de energias renováveis e praticas sustentáveis, por exemplo.

Conheça os participantes deste ano e seus projetos emhttp://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2011-1/conheca-os-projetos-e-os-parlamentares-jovens-de-2011

Coordenadora do Parlamento Jovem na Secretaria de Educação da Bahia desde 2009, Lara Carneiro acredita que a iniciativa auxilia a formação dos estudantes.   “Um programa como
esse nas escolas é muito importante para disseminar o conhecimento em política e áreas relacionadas entre os jovens. A experiência de vida e a bagagem cultural que eles adquirem é visível, um divisor de águas para os que têm a oportunidade de participar. Ajuda muito também na escolha profissional, seja ela ligada ou não à política”.

Presidente do primeiro Parlamento Jovem, em 2004, o estudante de Administração Antônio José Daniel recorda com carinho dos dias que passou como deputado jovem. “Foi a melhor experiência que tive até hoje em termos de política da juventude. Apesar de breve, foi fascinante: abriu minha cabeça com novas ideias e deu elementos para que formasse uma visão crítica mais realista sobre a política”, diz Daniel, que hoje é assessor parlamentar em Salvador (BA).

Facebook
Antes mesmo do início do evento, os parlamentares jovens de 2011 já movimentam as redes sociais. Eles criaram um grupo no Fecebook para se conhecer e conversar sobre política, sociedade, cultura e outros assuntos.

Phirtia Rodrigues, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, abriu a rodada de discussões na rede: “Minha ideia, é promovermos debates sobre diversos temas. Assim, acumulamos conhecimentos e trocamos experiências”, sugere. Gabriele Santos, da Escola Estadual Profª. Catharina Pavale Padovani, de Piracicaba (SP), demonstrou ânimo e empenho para o desafio. “Somos vencedores só por chegar até lá. Tudo é em prol do nosso País, portanto façamos com muito carinho e dedicação."
Fonte: Portal da Câmara dos Deputados.

A JUVENTUDE "NAÇÃO NOVA CRUZ" RECEBE APOIO DE PARLAMENTARES

 Ex-governadora, VILMA DE FARIA ao lado da Juventude Nação Nova Cruz!
 Vereadora por Natal, Júlia Arruda ao lado da Juventude Nação Nova Cruz!
 A Juventude Nação Nova Cruz com a deputada estadual, Márcia Maia!
A Juventude com o deputado estadual, TOMBA!
A Juventude "Nação Nova Cruz" recentemente recebeu apoios de parlamentares e políticos de grande expressão no nosso Estado.  A Juventude "Nação Nova Cruz" é uma célula que fortalece o PSB - Partido Socialista Brasileiro em Nova Cruz/RN, com objetivos claros e definidos, ou seja, lutarão para reconstruir a cidade onde vivem... Nova Cruz!

Jovens que não são só o futuro do nosso país, mas o presente!  Jovens que ver na política ferramentas básicas para a transformação de uma sociedade justa, fraterna e mais humana.

Jovens que não concordam com a política adotada pela atual gestão municipal, que segundo eles, esqueceram da juventude novacruzense, sem políticas voltadas para o interesse dos jovens, sem nenhum projeto específico.

Os jovens sabem que sua FORÇA ESTÁ NA ORGANIZAÇÃO!

A ex-governadora, Vilma de Faria, o deputado, Tomba e a deputada, Márcia Maia, juntamente com a vereadora por Natal, Júlia Arruda deram o maior incentivo a Juventude Nação Nova Cruz em recente acontecimento em Natal.

FÁTIMA BEZERRA RECEBE HOMENAGEM DO TERRITÓRIO DO POTENGI EM AUDIÊNCIA SOBRE O IFRN

A presidenta da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra (PT), foi homenageada por membros do Território da Cidadania do Potengi hoje (23) durante a audiência pública “IFRN – A Educação como desenvolvimento territorial” em São Paulo do Potengi.

Em um ginásio decorado por faixas estampando a participação decisiva da deputada federal para a vinda da unidade de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para São Paulo do Potengi, Fátima Bezerra foi saudada por todas as autoridades presentes e muito aplaudida pelo público.

O prefeito José Azevedo Lopes (PMDB) agradeceu o empenho da petista e chamou Fátima Bezerra de “madrinha do IFRN”. Os prefeitos de São Tomé, Babá, e de Eloy de Sousa, Kerginaldo, também compareceram ao evento. Caravanas de São Pedro, São Tomé, Rui Barbosa, Senador Eloy de Souza, Lagoa de Velhos, Bom Jesus, Barcelona, Pedra Grande e Santa Cruz lotaram o auditório de professores e alunos.

O coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e Empreendedores Familiares Rurais (Fetraf), vereador João Cabral (PT), destacou a importância do Instituto para o desenvolvimento do território e ressaltou o papel decisivo que a deputada federal do PT teve na viabilização dessa conquista.

O secretário adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, relembrou a história de lutas da presidenta da CEC em prol da Educação. “Fátima Bezerra tem ajudado o Governo Federal a conduzir a Educação de uma maneira muito tranquila. Ela faz isso para o país, e faz para o Rio Grande do Norte de maneira ainda mais forte”.

Também estiveram presentes o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Raimundo Costa, o representante do IFRN, Sérgio Tavares, o representante do território da cidadania, Iberê Borges, o coordenador da 4a. Dired, João Maria Campos, a presidenta da Câmara Municipal, Maria Nericivan, vários vereadores e secretários municipais.

Fátima Bezerra agradeceu a homenagem. “A gente está celebrando a conquista maravilhosa que é o IFRN no chão do Potengi, e esse dia ficará marcado na história dessa região. É importante a gente resgatar a memória das nossas lutas. Isso é uma demonstração de que sonhar vale a pena, de que a luta vale a pena, de que a união vale a pena”, disse.


Ela relembrou o passo a passo desde a elaboração do estudo que deu corpo ao projeto de indicação pró-São Paulo do Potengi apresentado ao MEC em 2008 até o anúncio oficial de que a cidade seria contemplada, em agosto deste ano. “Defender uma unidade de IFRN era defender o Território da Cidadania, a luta de vocês. O que eu fiz foi minha obrigação”. Canguaretama e Ceará-Mirim também receberão novas unidades do Instituto. Elas já estão em processo de licitação e devem começar a funcionar em janeiro de 2013.


Fonte: Site da Dep. Fátima Bezerra.

DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA PARTICIPA DE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM SÃO TOMÉ/RN


Fátima leva as principais discussões do Plano Nacional de Educação a São Tomé



Para Fátima Bezerra, a oportunidade de apresentar as grandes questões do momento que giram em torno da Educação é importante porque mobiliza a sociedade para aprovação das emendas que encontram resistência no Congresso Nacional, principalmente as relacionadas aos recursos. “Nós esperamos que esse trabalho de formiguinha em todo o país ecoe no Congresso Nacional e assim a gente possa aprovar um PNE mais ousado”



Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (CEC), Fátima Bezerra (PT), apresentou hoje (23) algumas das questões que vêm esquentando o debate em torno do Plano Nacional de Educação (PNE), em trâmite no Congresso Nacional, na II Conferência Municipal de Educação de São Tomé.


Diante do auditório lotado do Centro de Convivência dos Idosos, a deputada federal lembrou alguns dos avanços que o Governo Federal empreendeu no campo da Educação nos últimos oito anos – a multiplicação das unidades de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, interiorização dos campi universitários, construção de creches, chegada do transporte escolar a vários municípios, entre outras conquistas - e argumentou por que defende que a proposta inicial do percentual do financiamento para a Educação do Governo Federal, 7% do PIB, deve aumentar para 10%.

 

“Ao aprovar o Fundeb, nós trouxemos mais dinheiro para a Educação. Em 2003 o repasse do Governo Federal para a Educação Básica foi R$ 300 milhões, e hoje são R$ 9,6 bilhões. Por isso tivermos tantos avanços, porque o governo passou a investir em Educação. Mas ainda é muito pouco: precisamos colocar mais dinheiro para fazer muito mais”. 

Uma das mudanças que fazem parte do esforço cotidiano da deputada federal na CEC é aprovar a emenda que eleva o piso salarial do Magistério. “Ao invés de aproximar, como está no texto original do PNE, nós queremos equiparar o piso salarial dos profissionais de educação ao piso salarial das demais categorias de nível superior”.

A II Conferência Municipal de Educação teve como objetivo elaborar as metas e diretrizes do primeiro Plano Municipal de Educação da cidade. Compuseram a mesa o prefeito Antelmar Pereira da Silva, conhecido por Babá (PP), o vice-prefeito Miguel Salustiano (PT), o secretário municipal de Educação, Manoel Amador Soares Neto, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), vereador José Emerson (PT), e o presidente da Câmara Municipal, José Miguel de Menezes Junior.

Após a apresentação de Fátima Bezerra, o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação e também coordenador do Fórum Nacional da Educação, o potiguar Francisco das Chagas, deu uma importante contribuição ao debate falando sobre as metas do PNE.

Miguel Salustiano 

Logo depois, em entrevista `a rádio Cidadã, Fátima Bezerra falou sobre o papel de ligação entre a prefeitura e o governo federal que o mandato vem desempenhando e os benefícios que essa parceria traz para a infraestrutura turística, urbanística, de transporte e de esportes do município.

Recentemente a cidade foi contemplada com uma creche, dois transportes escolares e recebeu 500 bicicletas e capacetes do programa federal Caminho da Escola.

A deputada federal deixou claro que nome do vice-prefeito Miguel Salustiano é uma das apostas do PT para 2012. “ Temos o sonho de fazer de Miguel prefeito de São Tomé”.
Fonte: Site da Dep. Fátima Bezerra.