NAÇÃO NOVA CRUZ - O POVO TEM VEZ E VOZ. TODOS OS SÁBADOS NA RADIO AGRESTE FM 107,5 MHz.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

CARRO FUMACÊ EM NOVA CRUZ, AUXILIA NO COMBATE A DENGUE.


O Carro fumacê ficará em Nova Cruz até 11 de Julho. Até lá passará por todas as ruas da cidade mediante um cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde, sempre por volta das 6h:30 da manhã e 17:00h.

O objetivo é maximizar o trabalho de combate a dengue no município, que chegou a registrar 300 casos suspeitos da dengue com 3 confirmações.

PREFEITURA ANTECIPA PAGAMENTO DE JUNHO E AINDA PAGA 50% DO DECIMO TERCEIRO.

O prefeito Cid Arruda da cidade de Nova Cruz, autorizou o repasse da folha de pagamento referente o mês de Junho de forma antecipada.
Os servidores receberam hoje, 27, os seus proventos com mais 50% do décimo terceiro salário nesta quinta dia(27). Todos  os funcionários do município, já podem se dirigirem até a agência da Caixa Econômica Federal, que os recursos já estão creditados em contas.
Mesmo diante das inúmeras dificuldades financeiras, inclusive tendo cotas zeradas, a atual gestão não mede esforços para pagar em dia os seus funcionários, o que permite um melhor giro de capital no município, aquece o comércio pela credibilidade em ofertar créditos, gerando renda e crescimento na nossa economia.

ONIBUS QUE ESTAVA ABANDONADO É REFORMADO E TRANSPORTARÁ ALUNOS UNIVERSITÁRIOS.

Um dos ônibus da frota municipal que foi encontrado pela atual gestão, parado praticamente abandonado, foi recuperado, reformado e pronto, servirá para transportar os alunos universitários para Natal, uma reivindicação da classe estudantil que é atendida pela gestão do Prefeito Cid Arruda.. Trabalho com seriedade, no presente, construindo o futuro.

terça-feira, 18 de junho de 2013


Os participantes dos diversos projetos sociais desenvolvidos em Nova Cruz vão literalmente cair no forró, nesta quarta feira, 19 de Junho, no Centro de Convivência de Idosos – CCI no bairro Frei Damião, a partir das 14 horas.

O evento é organizado pela Secretaria de Assistência Social. A informação foi da Secretária da SMAS, Márcia Valéria.


SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO APRESENTA A DIRETORES EDUCACIONAIS, PLANO DE REFORMAS E AMPLIAÇÕES DE ESCOLAS E CRECHES EM NOVA CRUZ.


A Secretária Municipal de Educação Dra Valéria Vieira Arruda Câmara realizou na manhã desta terça feira, 18, um encontro com diretores da rede municipal, para apresentar o Projeto de reformas e ampliações de escolas e creches a ser executado pelo atual gestão.

Participaram os diretores das Escolas Municipais, Antonio Peixoto Mariano, Nestor Marinho, Francisco Pereira Mattos, Deputado Márcio Marinho, além do CEMEI e da creche Marina Fernandes Peixoto.

As reformas e ampliações visam melhorar a infra estrutura dos equipamentos educacionais para o melhor desenvolvimento das atividades educacionais nos mesmos. A Secretária aproveitou o momento para também colher sugestões dos gestores destas escolas em relação ao referido projeto.

AUDIÊNCIA PUBLICA EM NOVA CRUZ PARA DEBATER FUTURO DA UFRN.



Estudantes, professores, representantes da sociedade civil e agentes públicos se reuniram na tarde de segunda feira, 17 de Junho, no auditório Samuel José de Melo, na Câmara Municipal para debater o retorno dos cursos presenciais da UFRN em Nova Cruz e colher sugestões para os cursos a serem ministrados na capital do Agreste.
A Mesa do debate foi composta pelo Prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, Prefeito de Passa e Fica, Pedro Augusto Lisboa – Pepeu, da Reitora da UFRN, Professora Angela Paiva, dos deputados estaduais, Ricardo Motta (PMN) – Presidente da Assembleia Legislativa do RN e Márcia Maia (PSB), da deputada Federal, Fátima Bezerra (PT), dos vereadores da cidade de Nova Cruz inclusive do Presidente, vereador Tiago costa, além do Diretor do Núcleo de Ensino Superior do Agreste – NESA/UFRN, Professor Moraes, que mediou o debate, Padre Francisco Inácio, pároco de Nova Cruz, do Representante da Comissão de luta em prol dos Campus da UERN e da UFRN, Eduardo Vasconcelos e de representantes do SINTEST e SINTE/RN.
O Prefeito Cid Arruda relembrou toda a luta que foi travada quando da saída do Curso de Zootecnia do NESA/UFRN, e do fechamento de cursos presenciais naquela universidade. Conclamou a sociedade para unir forças em prol do Agreste que era a única do estado que obtem ainda, um Campus Universitário. O Prefeito também sugestionou que se formasse um grupo com representantes da Prefeitura, Câmara, sociedade civil, Universidade Federal, Comissão de Luta pelos Campus da UERN e UFRN, para juntos elaborarem um documento com sugestões dos cursos a serem implantados no futuro Campus da UFRN em Nova Cruz.
A Deputada Márcia Maria se colocou seu mandato a disposição da sociedade agrestana em prol da luta pelo Campus da UFRN e dos cursos a serem implantados. Segundo ela, citando informações da própria UFRN, cerca de 4 mil a 4 mil e duzentos alunos concluíram o ensino médio em 2012, o que é um indicativo importante da forte demanda por Cursos de Ensino Superior no Agreste.
O deputado Ricardo Motta também colocou seu mandato e a própria Assembleia para fortalecer a luta por ser um fórum constante de debates sobre os principais assuntos do estado. Também citou o trabalho e o apoio do deputado Tomba Farias(PSB) que não pôde estar presente ao debate, mas que enviara sua moção de apoio à luta de Nova Cruz e da Região.
Propositora do Debate, a deputada Fátima Bezerra (PT), relembrou das várias lutas que o setor educacional do estado. Também destacou o trabalho de luta da sociedade novacruzense em prol das vindas dos Campus da UFRN e da UERN. Além disso, afirmou que falava por toda a bancada federal do estado, que está solidária à luta dos estudantes novacruzenses e do estado, referendando que, caso necessários recursos, os deputados e senadores se mobilizarão em torno desta ação.
O momento mais esperado por todos, foi o discurso da Reitora da UFRN, Angela Paiva. Ela citou que a UFRN é uma entidade que trabalha com compromissos. Neste sentido, o compromisso da Universidade é de que o retorno do Campus da UFRN para nossa região e para Nova Cruz é uma realidade possível. Ressaltou que aquela audiência na verdade, seria uma forma da Universidade colher sugestões dos possíveis Cursos que deverão ser implantados no futuro Campus. Diante da sugestão do Prefeito Cid Arruda, de formar-se um grupo de representantes para elaboração de um documento sugestivo sobre os cursos, a Reitora acatou a proposta e estipulou 15 dias para que este documento seja entregue a reitoria, e que, em 30 dias uma resposta concreta seja dada pela UFRN para o povo do agreste.

Segundo uma enquete feita pela Câmara Municipal, os cursos que estariam sendo mais solicitados pela sociedade seriam, na ordem, Administração, Direito, Enfermagem, Zootecnia, Agronomia e Educação Física.

terça-feira, 11 de junho de 2013

PROJETO NOVA GELADEIRA: FAMILIAS INSCRITAS RECEBEM GELADIERAS NOVAS

 
Acontece durante todo o dia de hoje a entrega das novas geladeiras às pessoas inscritas dentro dos critérios estabelecidos pela empresa promotora do projeto NOVA GELADEIRA - a COSERN, na praça de eventos Mauro da Cunha Pessoa em Nova Cruz.
O projeto visa a troca de geladeiras velhas por novas e é uma realização da COSERN com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Cruz.
Segundo informações estão sendo trocadas 300 geladeiras.

sábado, 8 de junho de 2013

REGIÃO AGRESTE E LITORAL SUL PARTICIPAM DA COIME EM NOVA CRUZ QUE TEVE PARTICIPAÇÃO DA DEPUTADA FEDERAL FATIMA BEZERRA.

 (Padre Francisco Inácio, Deputada Fatima Bezerra, Prefeito Cid Arruda)
Delegados da área de Educação dos municípios de Nova Cruz, Santo Antonio, Montanhas, Canguaretama, Passa e Fica, Várzea, Vila Flor e Jundiá, participaram da Conferência Intermunicipal de Educação – COIME 2013, ocorrida na sexta feira, 07 de Junho, no auditório do IFRN em Nova Cruz, cujo objetivo foi debater e caso necessário, alterar as propostas apresentadas nas conferências municipais, cujo documento final será apresentado na Conferência Estadual de Educação, além de elegerem os delegados das diversas instâncias para a mesma.
A solenidade de abertura contou com as presenças do Prefeito Cid Arruda Câmara de Nova Cruz, anfitrião do evento, sua esposa e Secretária de Educação de Nova Cruz, Dra Valeria Maria Vieira Arruda Câmara, da Deputada Federal, Fátima Bezerra, da professora Maria de Fátima Feitosa, Representante do Fórum Estadual de Educação do RN, da Professora Ana Lígia de Brito, representante da UNDIME, da Professora Rosangela Cilene, Diretora da 3ª DIRED, do Professor Antonio Barbosa, diretor do SINTE, regional de Nova Cruz, do Professor Francisco Assis de Oliveira, diretor do IFRN, campus de Nova Cruz, do Vereador Tiago Costa, Presidente da Câmara Municipal de Nova Cruz, do Sr. José Maria Cosme, representando os pais de alunos e de Lucas Divino, representante dos Estudantes, além de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e representantes da sociedade civil organizada dos municípios participantes.
O Prefeito Cid Arruda desejou boas vindas a todos e enfatizou a importância dos debates naquele encontro, pois formatariam o documento final da Regional a ser apresentado e defendido pelos delegados locais na conferência estadual.
 
A deputada Federal Fátima Bezerra aproveitou o momento para relembrar da luta que ela e o prefeito Cid Arruda, a época, travaram para tornar o Instituto Federal – IFRN, antigo CEFET, uma realidade em Nova Cruz com abrangência regional. Também aproveitou para conclamar a população novacruzense e da região, para participarem da Audiência Pública, próximo dia 17 de Junho, sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde a sociedade vai se manifestar perante os dirigentes da Universidade cobrando o retorno dos Cursos presenciais naquela instituição de Ensino Superior.
 
 
Os conferencistas foram divididos em 7 grupos que debateram eixos temáticos que formaram o documento com as propostas da região que será apresentado e defendido pelos delegados eleitos.
As discussões foram até 7 e meia da noite, o que para os Coordenadores da Conferência foi considerado altamente positivo, demonstrando o interesse da nossa região pelas questões educacionais que permearão o Plano Nacional de Educação na perspectiva do Sistema Nacional de Educação –SNE.
Matéria Claudio Lima. Fotos Eduardo Vasconcelos.

DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA ONTEM NA ABERTURA DAS CONFERÊNCIAS INTERMUNICIPAIS DO POLO NOVA CRUZ: "A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA UFRN JÁ TEM DATA: SERÁ DIA 17 DE JUNHO!"

Eduardo Vasconcelos, coordenador geral da comissão entregando documento a Reitora, Ângela Paiva
Comissão recebida em audiência com a Reitora Ângela Paiva: Vânia-SINTEST-RN, Andressa Santos-Comissão, Rebouças-SINTEST/RN, Naldinho-SINTE/RN, Prof. Morais-SEDIS, Ângela Paiva-UFRN, Eduardo Vasconcelos-Coordenador Geral da Comissão, Renata Barbosa-Comissão e Geisla Varela-Comissão
Eduardo e a reitora, Ângela Paiva
Reitora Ângela Paiva em audiência com a comissão
Eduardo entrega documentação reivindicatório a reitora, Ângela Paiva, sob os olhares de Vânia Machado do SINTEST/RN.
Reitora Ângela Paiva - UFRN estará em audiência dia 17/06

Finalmente a Audiência Pública do Campus da UFRN Nova Cruz/RN sairá!  Será dia 17 de junho pela manhã no Auditório do IFRN, notícia levada pela Deputada FÁTIMA BEZERRA ontem na Abertura das Conferências Intermunicipais de Educação Polo Nova Cruz, realizada no Auditório do IFRN.

Uma proposta sugerida pela Comissão em Defesa dos Campus da UERN  e UFRN desde a última realização do II DEBATE em Prol dos Campus da UERN e UFRN ocorrido em 05 de abril.

Teremos a presença da Deputada Fátima Bezerra e a Reitora da UFRN Ângela Paiva, além do Prefeito de Nova Cruz, CID ARRUDA CÂMARA.

È importante que toda a estudantada da Região Agreste se faça presente a essa audiência pois estaremos tendo a oportunidade de discutirmos os cursos que virão para o nosso futuro campus, por se faz necessários que tanto a comissão como as entidades AMES, ANE/RN, CPC/RN e CPC DA ANE/RN mobilizem o máximo de estudantes para sermos maioria na audiência, afinal quem luta consegue!

Campus da UFRN JÁ!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

NOVA CRUZ SEDIA CONFERENCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.


Nesta sexta feira, 07 de Junho, o município de Nova Cruz sedia a CONFERENCIA INTERMUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, no auditório do IFRN, a partir das 8 horas da manhã.
As cidades das regiões Agreste e Litoral Sul, serão representados pelos delegados escolhidos nas conferências municipais.
Dentre várias autoridades confirmaram presenças, o Prefeito Cid Arruda Câmara, da cidade anfitriã, a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT) entre outras.
Os temas a serem abordados serão: "PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO - PME, na Articulação do SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO e na oportunidade serão apresentados os eixos temáticos da CONAE 2014 - CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO e escolhidos os delegados e seus respectivos suplentes por segmentos para a Conferência Estadual.